.Imagem: Jia Lu

MEUS POEMAS,INSPIRADOS NOS MOMENTOS DE SOMBRAS...E DE LUZ....

.

ONDE FALTA BELEZA NO QUE ESCREVO, FOI DITADO POR MEU EGO;
ONDE A BELEZA EMERGE COMO PEQUENOS PONTOS CINTILANTES NA INTRINCADA TRAMA DE UMA TEIA,
COMO O SUSSURRAR DA BRISA EM MINHA JANELA,
OU AINDA COMO O DELICADO AROMA DE FLORES DE LARANJEIRA EM UMA NOITE DE LUAR,
ESTA BELEZA, COM CERTEZA, FOI INSPIRADA PELO ENCANTO DAS MUSAS...







quinta-feira, 12 de março de 2009

LIRISMO NATIVISTA

.



Como é lindo
Um gaucho de a cavalo
Com o pala solto ao vento
No firmamento da pampa
Nas rodas de chimarrão
Com a gaita fazendo trova
Com o som do violão
Que figura a deste taura
Mas bah tchê!
Este taita tem a aura
Aos olhos meus
De um centauro semi-deus!!!

Porto Alegre,12/03/2009

Para quem não sabe:

GAUCHO:Gaúcho é uma denominação das pessoas ligadas a atividade pecuária em regiões de ocorrência de campos naturais do vale do Rio da Prata, entre os quais o bioma denominado pampa, supostamente descendente mestiço de espanhóis, portugueses, indígenas e negros. As peculiares características de seu modo de vida pastoril teriam forjado uma cultura própria, derivada do amálgama da cultura ibérica, indígena e africana, adaptada ao trabalho pecuário em propriedades denominadas estâncias. É assim conhecido no Brasil, enquanto que em países de língua espanhola, como Argentina e Uruguai é chamado de gáucho.
O termo também é correntemente usado como gentílico para denominação de habitantes do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, e em alguns casos o termo é utilizado por habitantes do norte do Brasil para denominar os oriundos de qualquer região do sul do país.

PALA:vestimenta usada pelos gaúchos semelhante ao poncho

PAMPA:é um nome de origem quechua genericamente dado à região pastoril de planícies com coxilhas, entre o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, as províncias argentinas de Buenos Aires, La Pampa, Santa Fé, Entre Ríos e Corrientes e a República Oriental do Uruguai.

CHIMARRÃO:O chimarrão ou mate é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, um hábito legado pelas culturas quíchua, aymará e guarani. Ainda hoje é hábito fortemente arraigado no Brasil (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul (principalmente), Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (Pantanal) , Acre e Rondônia), parte da Bolívia e Chile e em todo o Paraguai(frio), Uruguai e a Argentina.
É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate e água.
Embora a acepção mate seja castelhana, é utilizada popularmente também no Rio Grande do Sul paralelamente com o termo "chimarrão".

GAITA:nome alternativo para o acordeão no Brasil (gaita gaúcha) e em Cabo Verde (gaita)

TAURA :Diz-se de ou o indivíduo valente, arrojado, destemido, valoroso, forte ,guapo, resistente, enérgico, folgazão, expansivo, perito em algum assunto, que está sempre disposto a tudo.

TCHÊ:Che ou tchê é um vocativo usado na Argentina, na Bolívia, no Paraguai, no Uruguai e no Brasil meridional.

TAITA :Indivíduo valentão, destemido



fontes:Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
Pampa História http://www.churrascariapampa.com.br/termos_gauchos_001.htm

2 comentários:

  1. Ficamos sabendo um pouco das histórias do sul.

    ResponderExcluir
  2. Achei bem legal teu poema,sou de Cachoeirinha,rs.Estou me iniciando nos caminhos da tradição da lua,muito apaxonada pela cultura de meu povo,Pois agretido que todo gaucho é um pouco bruxo,por ter um amor incondicional pela a natureza,seu pago.seu cavalo,seu cusco,por sua prenda amada,e respeita fases da Lua na hora de plantar de colher,domar o cavalo.
    Abençoado seja o meu povo...

    ResponderExcluir